6 motivos para sua empresa aproveitar as Redes Sociais

As redes sociais, desde seu surgimento, têm demonstrado grande poder enquanto ferramentas de negócio. Mais do que apenas espaços para a diversão e socialização, elas permitem a comunicação e transmissão de ideias, a venda de produtos e serviços e muito mais.

Não é por outro motivo que o número de empresas atuando dentro das redes sociais não para de crescer.

As vantagens geradas pelas redes sociais no mundo dos negócios são muitos também, como o aumento do alcance de publicações, captação de clientes, divulgação do negócio e muito mais.

Tanto as empresas que vendem produtos ou prestam serviços para consumidores finais (B2C) quanto aquelas que vendem produtos ou prestam serviços para outras empresas (B2B) podem aproveitar as vantagens das redes sociais. Para isso, basta entender o funcionamento de cada uma dessas redes para ver qual é a mais interessante para seu negócio.

1. Estar onde os clientes estão

Dizer que os clientes estão dentro nas redes sociais pode soar óbvio ou bastante clichê, mas essa é uma grande verdade. E se os clientes estão dentro das redes sociais, as empresas também devem estar.

Basta dar uma olhada nos números oficiais divulgados pelas próprias mídias, como Facebook, Instagram e YouTube. São milhares de usuários cadastrados e que ficam online boa parte do dia.

Desde que foram criadas, as redes sociais se tornaram parte da vida das pessoas. Entre uma refeição e outra, nada melhor do que parar para postar uma foto .

Além de permitir o compartilhamento de mídias, como fotos e vídeos, a rede social também facilita a comunicação entre você e alguém que você ainda não tenha o contato.

Manter uma presença forte nesses canais é a chave para atrair a atenção e conhecer clientes novos, e é sobre isso que vamos falar no tópico 2.

2. Encontrar clientes em potencial

Quando falamos que todo mundo está nas redes sociais, é todo mundo mesmo. Isso inclui tanto os usuários e consumidores finais, como também as empresas.

Quem atua no mercado B2B, que envolve processos complexos e, por vezes, bem demorados, deve estar sempre atrás de novos clientes. Porém, nem sempre é fácil encontrá-los, motivo pelo qual todos os recursos devem ser utilizados para que isso se torne possível.

Sempre que uma hashtag é utilizada, o usuário consegue ver uma relação postagens relacionadas àquela hashtag. Ou seja, essa é uma forma rápida e fácil de encontrar, dentro da rede social, outros players que atuam no mesmo segmento que você ou demonstram interesses em comum.

Com isso, você consegue acessar um perfil que esteja mais relacionado com o que você procura e pode comentar e interagir com as publicações feitas por ele.

3. Virar uma autoridade em seu nicho

Em se tratando de mercado digital, ter autoridade significa ser reconhecido em determinada área.

Quando uma empresa alcança renome no mercado, passa a ser reconhecida não apenas por clientes, mas também por outras empresas. É como se a empresa se tornasse um espelho, um farol para todos os outros empreendedores.

Por isso, alcançar autoridade dentro das redes sociais é fundamental.

Quando uma empresa atinge um grande número de seguidores, pode começar a ditar padrões e a influenciar a forma como as pessoas se relacionam em sua área de atuação.

Usar as redes sociais para formar opiniões é exatamente o que as empresas precisam fazer. Empresas do segmento B2B podem aproveitar essa influência nos consumidores para conseguir novos clientes.

A autoridade dentro das redes sociais pode ser alcançada de várias formas, mas, principalmente, com a produção de conteúdo relevante, que realmente agregue valor para os usuários daquela rede.

Por isso, é fundamental manter uma frequência de publicações nas redes sociais, responder aos comentários de seguidores, tirar suas dúvidas e procurar outras formas de estreitar a comunicação com eles.

O objetivo é fazer com que seus seguidores percebam a autoridade de sua marca, o seu conhecimento sobre os assuntos abordados e a sua preocupação com o social.

4. Ser visto como uma empresa mais empática

Um dos pontos fundamentais para o sucesso de qualquer empresa é a sua capacidade de se relacionar com os clientes.

O tempo de empresas que só se preocupavam com a obtenção de lucro chegou ao fim. Agora, tão importante quanto gerar receita é ter um propósito e uma boa relação com o cliente.

Produzir com qualidade, entregar dentro do prazo e ter preços justos não são diferenciais, mas sim obrigações de qualquer empresa. O que torna um negócio diferente do outro é a forma como ele oferece seus serviços e o valor que confere a cada um de seus clientes.

As redes sociais, podem ser usadas para mostrar a empatia da empresa.

Seja através da produção de conteúdo relevante diariamente, na atenção ao cliente por meio das respostas e comentários e até mesmo no esclarecimento de dúvidas, a empresa é capaz de demonstrar o seu interesse pelo social. Isso ajuda, inclusive, a criar uma comunidade em seu mercado.

Mais uma vez: o lucro é importante, mas a empresa, para crescer, deve se preocupar também com as pessoas, que são o seu principal ativo.

Sem clientes satisfeitos, bem relacionados com a marca e fidelizados, os rendimentos tendem a cair ao longo dos anos.

Mais do que usar os benefícios é preciso saber explorar estes canais. Eles não devem ser vistos como pura e simplesmente um canal de divulgação e vendas, mas sim de comunicação, livre e pessoal, com seus seguidores.

Uma empresa empática consegue fechar negócios muito mais facilmente, uma vez que mostra para outras empresas o seu propósito, a sua responsabilidade social e diferenciais verdadeiramente genuínos. A sua forma de relacionamento releva como ela atua no mercado, qual é a sua visão e, principalmente, a sua missão.

5. Conseguir indicações

Antes do advento da internet, divulgar uma ideia era bem mais difícil. Os canais de comunicação, mesmo os maiores, como o rádio e a TV, só conseguiam atingir parte da população. A divulgação boca a boca também funcionava, mas era um processo lento. Com a internet, essa realidade mudou consideravelmente.

Um post nas redes sociais pode se tornar viral e atingir milhares de pessoas ao redor do mundo em questão de horas ou até mesmo minutos. As indicações, compartilhamentos de links e comentários ajudam a impulsionar o alcance do material.

Todos os seguidores da empresa devem ser vistos como divulgadores em potencial. Quando eles gostam verdadeiramente de um conteúdo, não pensam duas vezes antes de indica-lo para outros usuários. De pouco em pouco, a ideia já está circulando pela internet e a marca cada vez mais conhecida.

Nem precisamos falar que ao conseguir indicações, a empresa está cada vez mais perto de conseguir novos clientes no mercado. Um dos benefícios das redes sociais é, justamente, a sua capacidade de fazer com que as ideias se espalhem.

6. Fazer parcerias

Esse é um dos benefícios das redes sociais para empresas do segmento B2B.

As empresas que oferecem produtos ou serviços para outras empresas precisam lidar com processos complexos, lentos e com alta carga de responsabilidade. O foco não reside na quantidade de vendas, como ocorre no segmento B2C, mas sim na qualidade das transações realizadas.

Firmar parcerias é uma maneira eficiente para garantir um fluxo de clientes constante. Elas funcionam como estruturas sólidas, bases para o desenvolvimento de estratégias no mercado.

Aqui, vale a ideia de que para crescer no mercado é preciso contar com o suporte de outros empreendedores. Nem todos são concorrentes, podendo se ajudar para a obtenção de vantagens recíprocas.

Mas onde encontrar parceiros de negócio?

Como identificar empresas do mesmo ramo que estejam dispostas a firmar parcerias?

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